sábado, 1 de junho de 2013

De volta para o passado.

Sabíamos que a proposta do programa de Estudo do Meio aqui em Omaha estava baseada na proposta “Passado, presente e futuro”, mas não imaginávamos que o passado começaria tão cedo. Às seis horas da manhã fomos despertados, tomamos breakfest no ônibus (deliciosos donuts, bagels com chocolate milk e orange juice), e depois de duas horas de viagem chegamos à cidade de Urbandale, no Estado de Iowa. Nosso destino: o Living History Farms, (http://www.lhf.org/) uma espécie de museu vivo a céu aberto. Nele pudemos conhecer réplicas das fazendas americanas de 1700, 1800 e 1900, com direito a historiadores caracterizados que nos explicavam e encantavam com a História dos EUA e do Meio Oeste. Parecia um filme! Aliás, a visita às fazendas foi contextualizada por um filme sobre o desenvolvimento do Meio Oeste americano, que assistimos no ônibus durante a pequena viagem de Nebraska para Iowa, onde estava o Living History Farms.
Pausa para o almoço em um enorme Buffet Chinês (Buffet City). Sabia que os chineses participaram da formação do meio Oeste americano, junto com os mexicanos, índios, mórmons e negros?
No jantar, novo contato com o passado no The Old Matress Factory, restaurante que funciona no prédio de uma antiga fábrica de colchões.
Depois dos colchões e hambúrgueres assistimos a uma palestra sobre a história dos EUA e sua influência na formação da mentalidade norte americana. A palestra foi proferida pela PhD do departamento de História da Creighton University, Profa. Dra. Elizabeth Elliot-Meisel.
Para encerrar, a Lia conduziu uma reflexão sobre o aprendizado e o que nos marcou neste dia tão cheio.
Amanhã começaremos as atividades com uma Missa na catedral da Universidade.
#partiudorms


2 comentários:

  1. Meninos que dia fantástico!!!
    Vi as fotos que vocês postaram e fiquei imaginando como seria a vida naquela cidadela na época dos pioneiros. Pelo visto vocês conseguiram visualizar isso, né? Como eles moravam, como era o cotidiano, como preparavam a comida...
    Não sabia que chineses haviam participado da formação do meio oeste americano. É como dizem: vivendo e aprendendo, rssss...
    Gostei muito, só não amei porque eu queria estar aí também. :o(
    Bom descanso!!! Fiquem com Deus!!!

    ResponderExcluir
  2. Estou tão feliz por vocês! Aproveitem bem essa experiência fantástica. Beijos a todos!

    ResponderExcluir