sexta-feira, 7 de junho de 2013

Discurso - Maria Krane


"Barely a week ago, you arrived.
Barely a week, you have been in Omaha, the heart of the Heartland.

168 hours.
Discounting 42 hrs. you hopefully slept and 26 you spent eating, the balance is 100 hours.

In 100 hours, you did what some people do not in 10 years.

You spent:

11 hours in the classroom, brushing up on your English;
hours hearing lectures from Creighton’s faculty members;
hour attending Mass
hours delving into the agricultural past of the Midwest
1.5 hours touring North Omaha
hours visiting museums
hours touring the Old Market
2.5 hours bowling, laser tagging, go karting
2.5 hours visiting Creighton’s academic departments
hours shopping
1.5 hours exploring solar energy, recycling initiatives
2.5 hours seeing the Wizard of Oz
hours visiting Omaha’s companies or institutions
hours watching a baseball game
hours observing how a disaster is handled
and 2 hours visiting the zoo.

And I cannot even count the time you devoted to reflection, alone or as a group or as bloggers.

The rest of the time you spent going from one place to another.

Time.

I don’t know how familiar you are with Saint Exupery, but I think the quotation by the “Little Prince”--no matter how old it is, continues to be so relevant. 

“It is the time you have spent for your rose that makes your rose so important.” 

The 100 hours or more we spent with you made you very important to us. 

You will always have a home away from home at Creighton.  You will always remember that it was here that you
visited the past, discovered the present and explored the future—here in the Heartland and in yourselves."

Maria Krane
2013

Dia 07 de junho de 2013


Certificados

    Hoje o dia começou como num filme americano: fomos até o prédio dos Bellevue Firefighters acompanhar um treinamento de paramédicos para um acidente. Caminhões de bombeiro, ambulâncias, explosões, pessoas correndo para todos os lados e até um helicóptero fizeram parte do treinamento.
    Depois, fomos convidados para ouvir um grupo de especialistas analisando a performance dos alunos, uma verdadeira aula sobre respeito, atenção e como receber um feedback. O exercício mostrou muito do que estamos vivendo: alunos universitários fazendo um estudo de campo para nós, alunos do ensino médio, em pleno estudo do meio. A preparação para o socorro do desastre tem tudo a ver com que estamos fazendo, pois toma o passado como ponto de referência, utiliza o presente para estudar e tem como objetivo melhorar o futuro – e é exatamente essa a diretriz do nosso estudo em Omaha.
    Em seguida, o shuttle nos levou diretamente para o Henry Doorly Zoo (http://www.omahazoo.com), um dos mais importantes zoológicos dos EUA e do mundo. Lá, os animais vivem em seu próprio habitat, preservados como se estivessem soltos dentro de um enorme “dome”. Impressionante poder pensar que podemos observar os animais em um deserto, mesmo que esteja nevando do lado de fora!
    De volta ao campus da Creighton, fizemos uma importante reflexão coordenada pelos professores do CSL com o objetivo de pensarmos o nosso papel no retorno a São Paulo e enxergarmos o quanto esta experiência nos transformou.
    Futuro. Essa palavra esteve presente durante toda a noite, principalmente  no jantar em que recebemos o certificado de participação no programa da Creighton para o CSL (pelas mãos do próprio vice-presidente da universidade), que reuniu toda a equipe responsável pela nossa vinda a Omaha. Uma noite de agradecimentos, fotos, sorrisos e lágrimas.
#unforgetable

Fotos (07/06/13) - Graduation



Clique aqui para acessar de um dispositivo móvel.

Fotos (07/06/13)



 Clique aqui para acessar de um dispositivo móvel.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Fotos (06/06/13)



Clique aqui para acessar as fotos de um dispositivo móvel.

Dia 06 de junho de 2013


Resumindo

    Começamos o dia com uma atividade muito interessante: escrever um texto sobre nossa vida, unindo passado, presente e futuro, que havíamos trabalhado separadamente. De fato, achávamos que viajar para Omaha implicava em estudos e diversão, mas não tínhamos ideia de que essa viagem seria uma grande oportunidade de olhar para dentro de nós mesmos e de ver o nosso passado, reconhecer o que somos e começar a definir o nosso futuro. Essa foi a maior lição que tivemos por aqui.
    Em seguida, tivemos uma palestra sobre currículos, ou, como dizem os americanos, resume. A Creigthon tem um Departamento de Carreiras que ajuda os estudantes a encontrar estágio, a decidir qual major querem seguir, a treiná-los para entrevistas de emprego e principalmente a preparar os seus currículos. Na aula, simulamos o trabalho dos profissionais de recursos humanos, analisando currículos reais de alunos para aprender a fazer o nosso próprio.
    Depois, a última aula: o futuro nos espera. Melhoramos, e muito. Aprendemos bastante com nossos professores americanos: “Thank you so much!”.
    Divididos em grupos, visitamos algumas empresas de: First National BankJoshlin MuseumTop Shops, entre outras. Fomos recebidos por profissionais que nos deram uma boa ideia do mercado de trabalho em cada uma das respectivas áreas em que trabalham.
   Por último, uma noite tipicamente americana, mas com tempero brasileiro. Fomos assistir a um jogo de baseball (Omaha Chases x Oklahoma Red Hawks) e além de sentirmos a atmosfera do Werner Park Stadium, exibimos as bandeiras do do Santos, do Palmeiras, Corinthians e, claro, do Brasil. Fizemos a alegria do estádio, que homenageou os alunos do CSL no telão.
#vaibrasil

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Fotos (05/06/13)


Clique Aqui para visualizar de um dispositivo móvel.

Dia 05 de junho de 2013


Muito além do arco-íris
    Mais uma vez o dia começou com as aulas de inglês. Reciclar, reduzir, renovar: nossas discussões falaram muito sobre isso. Não desconfiávamos, no entanto, que essa seria a tônica do dia. 
    Depois das aulas, visitamos o OPPD, (Omaha Public Power District – http://www.oppd.com/index.htm), um centro de serviços da empresa que fornece energia para Nebraska. O edifício é uma referência de prédio verde no estado, com fontes renováveis e iluminação natural. Tivemos até a experiência de entrar em um abrigo contra tornados!
    Ainda considerando o tema “energia”, visitamos o Departamento de Energia Renovável da Creighton University onde o coordenador do projeto "Solar Energy and Recicling Iniciatives" nos apresentou os trabalhos desenvolvidos pelos alunos e o impressionante laboratório com impressoras 3D e plataformas solares. 
    Depois nos preparamos para assistir “O Mágico de Oz”, no Omaha Comunity Theatrer. O musical tem como pano de fundo tudo que estudamos até agora: a estrada dos tijolos amarelos representam a corrida do ouro, o homem de lata, a industrialização do país, e há ainda outras metáforas. Mais sobre as interpretações políticas da obra: http://en.wikipedia.org/wiki/Political_interpretations_of_The_Wonderful_Wizard_of_Oz
#somewhereovertherainbow

terça-feira, 4 de junho de 2013

Dia 04 de junho de 2013

Presente e Presentes. 

     Hoje saímos do passado e entramos no presente. Depois de estudarmos o passado em várias formas e possibilidades: visitando museus, passeando pelo Old Market, estudando o past tense. Hoje chegamos ao presente, na nossas aulas de inglês e nas visitas as diferentes faculdades que compõe a Creigthon University. 
    Nos impressionou a infra-estrutura mais do que completa dos nossos anfitriões. Divididos em grupos por interesse conhecemos as escolas de medicina e odontologia, artes e ciências, jornalismo e mídias digitais e negócios (bussiness). Em cada uma delas uma dinâmica diferente, mas sempre fomos recebidos pelo decano ou pelos chefes de cadeira de cada uma delas. Deu para conhecer bem as carreiras e as oportunidades que esta universidade oferece aos seus alunos.
     Depois de andar pelo enorme campus da Creighton, foi a vez de conhecer outro ponto típico da cultura capitalista americana: o shopping center. Lá, além de esutdar o presente, pudemos também comprar alguns. #amanhãtem+aula

Fotos (04/06/13)


Clique Aqui para visualizar de um dispositivo móvel.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Fotos (03/06/13)


Clique Aqui para acessar de um dispositivo móvel.

Dia 03 de junho de 2013


E começam as aulas

    Hoje tivemos, pela primeira vez, o que estávamos esperando: as aulas de inglês. Divididos em quatro grupos e com diferentes professores, ficamos a manhã toda dentro da sala de aula. Comentário geral: os professores são ótimos! Super atenciosos, nos fizeram falar inglês de verdade. Passaram até lição de casa!
    Depois do almoço, fomos à Faculdade de Ciências de Artes para uma palestra com a Decana sobre o sistema educacional nos EUA. Depois disso, Charlie Western e Patty Suarez nos explicaram como fazer para entrar em uma das mais de 4 mil universidades estadunidenses. 
    Então, uma surpresa: eles nos levaram para uma experiência tipicamente americana: jogar boliche! Fomos ao Sempecks (http://sempecks.com/), um parque indoor que além de boliche conta com diversos jogos eletrônicos e um kart sensacional. Uma noite para ficar na memória.
    Amanhã, mais aulas e mais notícias!
#boanoite

domingo, 2 de junho de 2013

Fotos (02/06/13)



Clique Aqui para acessar de um dispositivo móvel.

Dia 02 de junho de 2013


Standing Bull
    Começamos o dia com uma experiência diferente: assistimos a uma missa, em inglês, na bela Catedral da Universidade. Nos surpreendemos com o tema de uma das leituras de hoje, que falava justamente sobre o desafio de viajar e aprender.
    Ne sequência, Olie The Troley estava nos esperando na Universidade. Olie é um antigo ônibus preservado que nos levou para um tour pelo centro histórico de Omaha. Terminamos o passeio no Durham Museum, situado na antiga estação de trem da cidade, onde há uma exposição sobre a formação de Omaha e do Meio Oeste, além de exemplares reais de trens que foram usados na época do Corrida pela Ouro.
    Em seguida, fomos levados pelos buddies para uma caminhada pelo Old Market, local onde os armazéns foram transformados em prédios comerciais, lojas e restaurantes. Pudemos explorar, comprar souvenirs e tomar o tradicional sorvete. Nos esperava um debate de culturas comparadas, EUA x Brasil, com a participação dos buddies, organizado pelos professores.

sábado, 1 de junho de 2013

De volta para o passado.

Sabíamos que a proposta do programa de Estudo do Meio aqui em Omaha estava baseada na proposta “Passado, presente e futuro”, mas não imaginávamos que o passado começaria tão cedo. Às seis horas da manhã fomos despertados, tomamos breakfest no ônibus (deliciosos donuts, bagels com chocolate milk e orange juice), e depois de duas horas de viagem chegamos à cidade de Urbandale, no Estado de Iowa. Nosso destino: o Living History Farms, (http://www.lhf.org/) uma espécie de museu vivo a céu aberto. Nele pudemos conhecer réplicas das fazendas americanas de 1700, 1800 e 1900, com direito a historiadores caracterizados que nos explicavam e encantavam com a História dos EUA e do Meio Oeste. Parecia um filme! Aliás, a visita às fazendas foi contextualizada por um filme sobre o desenvolvimento do Meio Oeste americano, que assistimos no ônibus durante a pequena viagem de Nebraska para Iowa, onde estava o Living History Farms.
Pausa para o almoço em um enorme Buffet Chinês (Buffet City). Sabia que os chineses participaram da formação do meio Oeste americano, junto com os mexicanos, índios, mórmons e negros?
No jantar, novo contato com o passado no The Old Matress Factory, restaurante que funciona no prédio de uma antiga fábrica de colchões.
Depois dos colchões e hambúrgueres assistimos a uma palestra sobre a história dos EUA e sua influência na formação da mentalidade norte americana. A palestra foi proferida pela PhD do departamento de História da Creighton University, Profa. Dra. Elizabeth Elliot-Meisel.
Para encerrar, a Lia conduziu uma reflexão sobre o aprendizado e o que nos marcou neste dia tão cheio.
Amanhã começaremos as atividades com uma Missa na catedral da Universidade.
#partiudorms


Fotos (01/06/13)

Viajando Para Omaha